(62) 9236-5771 / (62) 9636-4838

Construindo sonhos...

Tópicos

  • Procedimentos para se ter uma água de qualidade.


    Cuidados com a agúa do lago
    Os tanques ornamentais ou os aquários devem ser mantidos entre 15 e 25°C, apesar das carpas viverem bem entre 08 e 30°C...
    Os tanques ornamentais ou os aquários devem ser mantidos entre 15 e 25°C, apesar das carpas viverem bem entre 08 e 30°C... Nos meses de inverno não há a necessidade da colocação de aquecedor na água (com exceção para as Cidades do Sul do Brasil que tem, tradicionalmente, um inverno muito frio, com temperaturas muito baixas).


     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    O nível de oxigênio dissolvido na água é importante para as Kois. Quanto mais movimentada é a água, mais o nível é alto... Baixos níveis de oxigênio dissolvido na água podem propiciar mortandade. Cuidado! Quanto maior é a agitação superficial da água (contato com a atmosfera), maior será o O.D. (oxigênio dissolvido).


    A temperatura e o PH da agúa
    A variação brusca de temperatura (para cima ou para baixo) em um curto espaço de tempo não é boa para as Kois... Com a temperatura mais alta as carpas comem mais. Temperatura boa para manter a água: 15 - 25°C Temperatura ideal para desenvolvimento: 22 - 25°C Temperatura que sente um bom apetite: 14 - 27°C Temperatura de sobrevivência: 2 - 34°C Temperatura ideal para eclosão (dos ovos): 20 - 22°C O pH ideal para a água é 7,2 (ligeiramente alcalino), apesar das carpas viverem bem em pH entre 7,0 a 7,4 (pH considerado bom) e pH entre 6,5 e 8,0 (pH aceitável). O nível de oxigênio dissolvido na água é importante para as carpas. Quanto mais movimentada é a água, mais o nível é alto... Baixos níveis de oxigênio dissolvido na água podem propiciar mortandade. Cuidado! Quanto maior é a agitação superficial da água (contato com a atmosfera), maior será o O.D. (oxigênio dissolvido). Acontecem muitos casos de perda de peixes no período da madrugada após um dia de muito calor, onde os peixes foram bem alimentados, pois quanto mais se come, mais oxigênio é necessário para seu metabolismo (digestão). Se o teor de compostos nitrogenados (Amônia, Nitrito e Nitrato) na água for alto (Ex.: troca parcial da água não é feita há muito tempo) a situação se agrava. Para as Kois 10 ppm (mg/l) de oxigênio dissolvido na água é o valor ideal. 8ppm é bom e 6 ppm é aceitável. A matéria orgânica se acumula em qualquer tanque ou aquário (excremento dos peixes, restos de alimentos, folhas de árvores ou plantas, etc.) e sofrem transformações bacterianas surgindo níveis de Amônia, Nitrito e Nitrato na água... O Nitrato é assimilado, como nutriente, naturalmente pela vegetação aquática (plantas e algas). O nível ideal de Amônia na água é O mg/l (até 0,2 mg/l é aceitável). O de Nitrito é O mg/l (até 0,25 mg/l é aceitável). A troca parcial de água dilui os compostos orgânicos (nitrogenados). A boa qualidade da água aumenta o apetite, naturalmente, das Kois.

    Fonte: Revista Aquarista Junior

     

     

     

     

     

    Desenvolvido por Paulo Batista (Paulo Cascata)